28 setembro 2011

REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Aconteceu ontem 27 de Setembro de 2011, no Teatro Paiol de Curitiba, a primeira reunião do Conselho Mucipal de Cultura de Curitiba, com a presença da Presidente da Fundação Cultural de Curitiba Roberta Storelli, com seus diversos assessores e integrantes da Fundação, a reunião teve início as 19h00min horas e terminou às 22h30min horas, contou também com a presença de representantes dos diferentes setores culturais que se integram ao Conselho das oito regionais e setores diversos; teve como pauta tratar dos assuntos referentes à programação cultural da cidade como um todo, para o ano de 2011, representada pelos seus eleitos titulares e suplentes, que tiveram um tempo para falar das dificuldades e carências dos seus bairros, propondo-lhe melhorias e trazendo suas opiniões que foram devidamente anotadas pela equipe e a Presidente Roberta Storelli.

Na ocasião o Vice e Suplente Otávio Mariano, falou sobre a grandiosidade do espetáculo da Paixão de Cristo, solicitando melhorias no espaço para o público que este ano teve mais de 12 mil pessoas, bem como cobrou também a construção do Centro Cultural do Bairro Novo, projeto já feito e aprovado; ouvindo da equipe que por ser um projeto muito grande está dependendo da liberação das verbas e terá seu início em 2012, uma vez que o mais difícil foi conseguir o terreno na Vila Tecnológica, onde será a construção do “Mega espaço”. Na ocasião também foi lamentada a demora para o acontecimento da primeira reunião que levou 10 meses para acontecer e também a ausência dos Vereadores Denílson Pires e Julieta Reis, pelos conselheiros regionais uma vez que eles fazem parte efetiva do Conselho e suas presenças eram de suma importância nesta 1ª reunião ordinária.















08 setembro 2011

CURITIBA EM FESTA.

Uma grande festa em Curitiba vai marcar o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz, a partir do dia 8 de setembro. Durante o feriado prolongado, a cidade vai contar com uma extensa programação artística e religiosa – a festividade acontece de 8 a 11 de setembro no Centro Histórico. Os destaques da programação serão os shows “Amizade Sincera”, de Renato Teixeira e Sérgio Reis, que acontece no sábado (10), às 21h, e da banda curitibana Big Time.. Todos os eventos da Festa são gratuitos.



Cerca de 15 mil pessoas são esperadas para esta edição do evento, que presta uma homenagem à padroeira, fazendo um resgate da tradição de uma festa cristã no centro da cidade.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA LUZ 2011.

Quinta-feira, 8 de setembro (Catedral de Curitiba / Praça Tiradentes).

- 18h – Missa em honra a Nossa Senhora da Luz

- 20h15 – Iluminação da Catedral

- 20h20 – Queima de Fogos.

Sexta-feira, 9 de setembro (Largo da Ordem).

- 18h30 – Abertura Oficial

- 19h00 – Ministério Luz do Céu

- 19h50 – Auto da Padroeira

- 20h30 – Banda Theo's

- 21h20 – Banda AUB

- 22h10 – Márcio Cruz

- 22h50 – Encerramento

Sábado, 10 de setembro (Largo da Ordem).

- 10h – Teatro de Bonecos Marionetes do Brasil e do Mundo (Teatro)

- 11h – Tambores de Taiko (Folclore)

- 12h às 14h – Passagem de som

- 16h – Duan & Denílson (Sertanejo)

- 17h – Ed Jamaica MPB (MPB)

- 18h – Grupo de Choro Clarinetando (Chorinho)

- 19h – Richard Rebello comediante (Comédia)

- 20h – Grupo Viola Quebrada e Ivan Graciano (Popular)

- 21h – RENATO TEIXEIRA E SÉRGIO REIS.

Domingo, 11 de setembro.

- 9h – Missa e Bênção das Famílias – Missa celebrada pelo Arcebispo Dom Moacyr José Vitti e animada pelo padre Reginaldo Manzotti

- 13h – Auto da Padroeira

- 14h30 – Dança Italiana (folclore)

- 15h – Dança Árabe (folclore)

- 15h30 – Teatro de Bonecos Marionetes do Brasil e do Mundo

- 16h – Banda Carenagem (Rock)

- 17h – Banda Katheguilas (Rock)

- 18h – João Pedro T. Acordeão e Banda (popular)

- 19h – Banda Le Figarro (pop) e 20h - Banda Big Time (pop).

07 setembro 2011

7 DE SETEMBRO - O QUE SIGNIFICA ESTA DATA?

Dia do Fico.

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."




Foto - Independência do Brasil: óleo sobre tela por François-René Moreaux (Museu Imperial de Petrópolis). Foi executado em 1844, a pedido do Senado Imperial.

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.


Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira brasileira após a Independência.

O processo de independência.

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência. O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole. Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Fonte: suapesquisa.com/indepenência.




05 setembro 2011

BAIRRO NOVO EM FESTA CÍVICA.

Prefeito Luciano Ducci também participou do 8º Desfile Cívico Comunitário no Bairro Novo. Leia Matéria completa abaixo.

Foto Exclusividade de: Maurilio Cheli/SMCS


04 setembro 2011

Desfile do Bairro Novo reúne 7,5 mil pessoas

O prefeito Luciano Ducci abriu neste domingo (4) o 8º Desfile Cívico Comunitário Bairro Novo no Sítio Cercado. A apresentação em comemoração à Semana da Pátria foi acompanhada por cerca de 5 mil pessoas e teve 2,5 mil participantes. A Regional tem cerca de 145 mil habitantes e abrange os bairros Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará.
"Tivemos a presença de milhares de pessoas na oitava festa consecutiva promovida nesta Regional", comemorou o prefeito. Estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares dos bairros da Regional foram maioria no desfile. "A participação dos estudantes fez a diferença do desfile, assim como a participação da comunidade e das famílias, que deram um exemplo de civismo".
Participação - A vendedora Matilde Alves assiste ao desfile todos os anos e, nesta edição, foi ver a apresentação dos sobrinhos. "É importante porque traz alegria pra população do Bairro Novo, une as pessoas, é legal encontrar a vizinhança e ver nossas crianças na rua pelo nosso país", contou Matilde.
A coordenadora da fanfarra do Colégio Estadual Iara Bergmenn, Cristina Massa, falou sobre a alegria dos alunos em poder tocar no desfile. "A fanfarra tem uma importância incrível dentro da escola e esse é o momento em que eles podem fazer com que a comunidade se integre com a arte", disse Cristina. "O desfile é uma boa chance de mostrar como eles estão felizes e se sentem prestigiados e reconhecidos, principalmente com a presença do prefeito"
O aposentado Antenor Domingos também ficou contente com a presença do prefeito Luciano Ducci. "É importante ele estar sempre presente nos bairros, já que não é só o Centro que precisa de ajuda. O povo acredita no prefeito e esse desfile é importante, não pode parar".
Desfile - O desfile percorreu a rua Tijucas do Sul e começou às 9h com a apresentação das bandeiras feitas por crianças da Guarda Mirim Municipal. 
Em seguida, vieram as delegações formadas por alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da região do Sítio Cercado, bandas e fanfarras convidadas, participantes de programas da Prefeitura, como 3ª idade, grupos de danças e grupos de ginástica, policiais militares e guardas municipais.
"Ficamos felizes em perceber com a participação das nossas escolas aumenta a cada ano. Isso mostra que o espírito cívico cresce nas salas de aula e acompanhará as crianças, que são o futuro da cidade", disse a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.
Muitos estudantes mostraram criatividade e desfilaram carregando miniaturas e pinturas representando os principais pontos turísticos da cidade. Também houve homenagens a personalidades, como os escritores Helena Kolody, Dalton Trevisan e Paulo Leminski.
O desfile terminou com a apresentação dos veículos de secretarias da Prefeitura, da Guarda Municipal, da Polícia Militar e com a chegada de um grupo de coletores de materiais recicláveis.
O vereador Odilon Volkmann também desfilou dirigindo uma das motos do Motoclube do 13º Batalhão da Polícia Militar. Além dele, acompanharam o desfile os vereadores João do Suco, Tito Zeglin, Roberto Hinça e Denilson Pires.
Também participaram os secretários Fernando Guedes (Relações com a Comunidade), Irajá de Brito Vaz (Direitos da Pessoa com Deficiência), Horácio Moteschio (Assuntos Metropolitanos), Eliane Chomatas (Saúde), Luiz Fernando Jamur (Governo) e Osmar Bertoldi (Habitação).

Publicado em: 04/09/2011 12:54:00
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Comunicação Social

P.S.: O Grupo de Teatro Arte e Vida mais uma vez esteve presente neste prestigiado evento cívico que acontece a 8 anos em nosso bairro.
Agradecemos a presença dos integrantes que participaram.



01 setembro 2011

UM BRASIL BONITO

SEMANA DA PÁTRIA EM CURITIBA, AGITA A PRAÇA RUI BARBOSA.

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Regional da Matriz, promoveu um grande evento cívico nesta quinta-feira, 01 de Setembro de 2011, denominado o projeto "Cidadão, construindo valores", as comemorações teve início às 09h00min horas, na Praça Rui Barbosa, bem no Centro Da Capital Paranaense. A programação faz parte das comemorações atinentes à Semana da Pátria.

A ideia do projeto é de resgatar os valores cívicos sensibilizando a população para o amor, respeito e atenção a sua cidade, seu Estado e seu país. Conforme disse em entrevista aos órgãos de imprensa o administrador da “Regional Matriz, Luiz Hayakawa”.

O evento cívico, contaram com centenas de alunos e professores das escolas da região, comerciantes, associações comunitárias, conselhos de segurança e a comunidade em geral. A programação durou até às 17h00min horas.


O Evento teve como vitrine a exposição de materiais da FEB (Força Expedicionária Brasileira), do Exército Brasileiro, da Policia Militar do Paraná, da Guarda Municipal e várias secretarias como Fundação Cultural, Secretaria do Esporte Lazer e Juventude. Secretaria de promoção à saúde e prevenção às drogas e violência.

Houve também uma programação especial de recreação, com vários brinquedos e jogos para todas as idades, coordenada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

O projeto de ação cívica teve também o apoio da Fundação de Ação Social (FAS), da Defesa Social, Antidrogas, Abastecimento e Urbanização de Curitiba S/A, Urbs.

E no domingo próximo dia 04 a programação continua no Bairro Novo no Sítio Cercado, o tradicional desfile Cívico naquela região, faz parte também das comemorações da semana da Pátria da cidade, segundo os organizadores o evento contará com dois mil e quinhentos participantes.

Vão desfilar alunos das escolas municipais, estaduais e particulares da região do Sitio Cercado, bandas e fanfarras convidadas, participantes de programas da Prefeitura, como 3ª idade, grupos de danças e grupos de ginástica, policiais militares e guardas municipais, entre muitas outras escolas diversas, grupos de convivência, forças de segurança e representantes das comunidades; o desfile sairá às 09h00min horas, da Rua Filósofo Humberto Rohden, esquina com a Mandirituba. A expectativa dos organizadores é que mais de quatro mil pessoas assistam ao desfile.











































Visite também meu Blog. Pessoal - http://jornalistaotaviomariano.blogspot.com/