16 abril 2012

REGIONAL BAIRRO NOVO – CENÁRIO DE GRANDES ESPETÁCULOS.

Sugestões para melhoramentos na área cultural.
As Regionais são uma espécie de Sub Prefeituras instaladas em alguns bairros de Curitiba, para facilitar a vida dos moradores que não precisarão ir até o centro da cidade resolver algumas coisas básicas e corriqueiras; existem várias Secretarias como: COHAB, Sanepar, Planejamento, IPTU, Educação, Esporte e Lazer, Biblioteca, Urbanismo e Cultural. Etc.

No nosso caso aqui no Bairro Novo, além de facilitar a vida dos moradores do bairro a Regional também é palco dos grandes espetáculos de massa que acontece aqui com o apoio da própria Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, como o Auto de Natal e a Paixão de Cristo.
Tais eventos já se tornaram tradições, e o povo já incorporou nas suas agendas e opções de lazer e conta com estes espetáculos todos os anos e sentem orgulho destes acontecimentos culturais que acontecem próximo das suas casas, onde podem sair a 10 minutos de casa andando a pé com sua família, na certeza que vão assistir a um espetáculo de qualidade, pertinho do seu lar, onde vivem e criam suas famílias.

Na condição de membro do Conselho Municipal de Cultura (Suplente), quero registrar aqui uma sugestão, fundamentada em conversas de bastidores que surgiu que os espetáculos passariam a ser apresentados na “Praça do Semeador”. Isto é dificultar o acesso dos moradores, pois fica longe e contra mão. A não ser que a Prefeitura invista numa cidade cenográfica permanente, aos moldes de “Nova Jerusalém”. A Regional é um local perfeito que apesar de pouco espaço, mas ainda é o melhor lugar.


SUGESTÕES PARA MELHORAMENTOS

Uma vez que Curitiba transformou-se na cidade dos calçadões, trincheiras, e linha verde e agora talvez ganhem o metrô; quero deixar aqui registrada minha sugestão de melhoria para a Regional Bairro Novo, local dos grandes espetáculos que trás ao povo local, alegria, fé e entretenimento. Na Avenida Tijucas do Sul, que passa em frente a Regional, poderia se fazer trincheiras (Túnel) desviando os carros por baixo do solo, deixando a frente da Regional toda livre, fazendo um grande pátio (Tipo Praça), bem nivelado protegendo as torres de energia e desviando os tubos para as laterais mais adiante. Para que em dia de espetáculos as pessoas não fiquem subindo nas torres de energia e as crianças nos cangotes dos pais, a exemplo da pedreira Paulo Leminski, que é nivelada com caimento. Enfim, é só passar para um engenheiro projetista que ele fará um projeto genuinamente bacana, além de que, a própria arquitetura da Regional Bairro Novo, já favorece em muito na cenografia, para os espetáculos que ora são apresentados tenham mais originalidade.
O exemplo também do Palácio Avenida que mantém sua originalidade e se torna encantado em dias de espetáculos atraindo multidões. O povo do Grande Sítio Cercado um dos bairros mais populosos da Capital e Adjacências, irão agradecer em muito o Prefeito Heroico, que tomasse esta Cultural e benéfica atitude, além de trazer um enorme benefício para a população local, outro bem que faria é que acabaria o intenso fluxo de carros que oferecem perigos aos pedestres que procuram aquelas secretarias, ao atravessar as duas avenidas.




Centro Cultural do Bairro Novo, por enquanto o projeto só está no papel.

Por. Otávio Mariano.






















10 abril 2012

DEPOIMENTO.

Sinto-me gratificado, em saber que o nosso Bairro Novo, aqui no Sítio Cercado, tem tantos talentos como pude apreciar por ocasião do Teatro da paixão de Cristo, pela interpretação magnífica dos atores como um todo, estava eu, mais minha família assistindo o espetáculo que nos emocionou muito, pela beleza, e, o entrosamento dos artistas, que representavam tão bem, que parecia real. Confesso, que este evento é de uma beleza muito grande; parabéns, a todos que organizam este acontecimento, tão necessário para o entretenimento das nossas comunidades, além de avivar a parte espiritual de cada um que vai ali para assistir. Todos os atores em cena estavam brilhantes, repito, mas confesso: que os que mais me emocionou e me tocou, pela bela interpretação foi àquela moça que fez o anjo do mal, no mesmo seguimento, os outros dois atores que fizeram o mesmo personagem. Atores talentosos, que interpretavam com um realismo sem igual, se um dia os encontra-los pessoalmente, quero lhes apertar as mãos e dar um grande abraço em cada um, pois fiquei muito impressionado com a atuação deles três. Outro personagem que me tocou muito, foi um dos três Jesus Cristo, aquele que travou uma luta com Satanás no alto do morro e depois ressuscitou lá no alto, um ator brilhante, que parecia fazer nós estar realmente com Jesus cristo, pelo desempenho do Artista que fazia as cenas como se fosse real. Quero enviar à ele também o meu abraço, e, espero que o Senhor Seu Otávio entregue para ele em meu nome, até que o encontro por aí. São atores prontos, de um talento sem igual, poderiam com certeza estar numa Televisão fazendo belos filmes e novelas, mas infelizmente nosso Bairro Novo é visto com desprezo, por muitos meios de comunicação. Parabéns a todos.

Senhor Antônio Zacarias, é morador aqui do nosso Bairro, também é um dos voluntários da Secretaria do Esporte Cultura e Lazer, e trabalha com adolescentes ensinando futebol, (treinador) um esmero lutador que não mede esforços, para tirar meninos das ruas e levar para o esporte (Futsal), voluntariamente.

Em nome do Grupo de Teatro Arte e Vida, agradecemos suas gentis palavras de incentivo e apoio, elogios, de pessoas atentas e observadoras como o Senhor, nos faz crescer ainda mais, “saiba disso”, é sinal que estamos no caminho certo; e quanto aos atores mencionados no seu depoimento vamos levar até eles as suas palavras. MUITO OBRIGADO.





09 abril 2012

ACIDENTE COM ATOR EM ITARARÉ/SP - PROVOCA MUITA ESPECULAÇÃO.

Tiago Klimeck, o ator que se enforcou acidentalmente durante a encenação da Paixão de Cristo em Itararé (SP), na noite de sexta-feira (6), não corre risco de morte. Ele segue internado na UTI da Santa Casa de Itapeva (SP) em estado grave, porém estável.

De acordo com boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do hospital na manhã deste domingo (8), o paciente está em coma induzido, sedado e entubado. A partir de hoje(9) a sedação deve ser reduzida para que Klimeck seja submetido a uma nova bateria de exames.

Segundo o médico Mazem Aidar, que acompanha o quadro clínico do ator, não foi constatada nenhuma lesão no cérebro nem na coluna de Klimeck.

Leandro Luis Bueno, cunhado do ator, foi a última pessoa a visitá-lo na manhã deste domingo (8). “Achei que a respiração está melhor. Mesmo por aparelhos, está menos intensa”, conta o cunhado.

O colete de segurança e a roupa que o ator usava na ocasião do acidente deve ser analisado. “O que nós percebemos, após a apreensão da roupa e dos equipamentos, é que havia um cadarço próximo ao pescoço. Talvez este cadarço tenha sido colocado para dar mais realismo à cena, mas ainda não sabemos dizer ao certo se foi ele que provocou o sufocamento”, diz Jocimar Ribas, guarda municipal que participou do socorro ao ator.

Durante a encenação do enforcamento de Judas, Klimeck ficou suspenso por cerca de quatro minutos, sem que nem os outros atores, nem o público percebessem que ele estava desacordado. As informações são do G1. Fonte: alagoinhasnoticias.com.br

Tiago minutos antes da cena de enforcamento na

Praça da Matriz em Itararé (SP).

(Foto: Sandro Azevedo/ Virtual Guia)


08 abril 2012

A CONSTRUÇÃO DOS LAÇOS AFETIVOS, E A SAUDADE QUE PERMANECE, QUAL A SOLUÇÃO?

Ao término das encenações, muitos colegas vieram me relatar que os encontros rotineiros para os ensaios do Grupo, deixarão grandes saudades, daquelas piadinhas contadas, daquele aperto de mão, das orações de mãos dadas, das expectativas do acontecimento etc. Enfim, prometi a eles que iria relatar aqui em nosso blog spot suas grandes saudades dos amigos que por hora fizeram por aqui, para que os coordenadores do grupo não deixe que isso aconteça. É preciso que os encontros não aconteçam tão somente em épocas de ensaios e encontros do Grupo, mas sim, semanal, mensal ou a critério das condições de cada um, para um piquenique bacana, um delicioso café da manhã em uma das nossas comunidades, ou até mesmo, aquele churrasquinho num bosque que Curitiba tem tantos; uma vez que a Secretaria do Teatro tem o contato de todos os integrantes. Deixo aqui também outra sugestão, esta, para refletirmos durante a nossa ausente caminhada. Lucas 15.

1 Ora, chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para ouvi-lo.

2 E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.

3 Então Jesus lhes propôs esta parábola:

4 Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre?

5 E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo;

6 e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido.

7 Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Portanto, não podemos perder nossas ovelhas, e sim resgatá-las para o nosso celeiro. Por Otávio Mariano.













07 abril 2012

ÁLBUM DE FOTOS 2012-PARA VOCÊ.

Em mais uma belíssima apresentação, o grupo de Teatro Arte e Vida, se apresentou para mais de 10 mil pessoas, nesta Sexta Feira Santa, 06/04/2012, num espetáculo que durou aproximadamente duas horas, e, o nosso Blogspot, invadiu os camarins para conferir toda esta dedicação, dos atores e maquiadores que se doam voluntariamente para que este magnífíco trabalho possa ser realizado a cada ano, levando para as comunidades locais e próximas este trabalho feito em prol da fé e amor a Jesus Cristo gratuitamente. Por. Otávio Mariano.