NOSSA HISTÓRIA

Grupo de Teatro Arte e Vida

A encenação do teatro da Paixão de Cristo no Bairro Novo realizada pelo Grupo de Teatro Arte e Vida teve seu início há 13 anos a partir da iniciativa de jovens atuantes na Pastoral da Juventude da Paróquia Profeta Elias, que percebiam a necessidade de transpor o teatro além das paredes das igrejas, levando a mensagem da vida, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo para locais públicos. No 1º e no 2º ano do evento as apresentações foram realizadas numa praça do bairro, conhecida como Praça das Tendas.
Percebia-se a necessidade da ampliação deste trabalho, desafio que foi lançado pela Paróquia representada pelos freis Carmelitas que sentiam a necessidade de mobilizar a comunidade e envolver a todos no lindo espetáculo. O desafio foi aceito e juntando forças com alguns integrantes da peça que já conheciam a vivência do teatro, a apresentação do evento foi migrada para a Rua da Cidadania do Bairro Novo que desde 2002 é o local oficial da apresentação, oferecendo além de um amplo espaço para o público que assiste à peça um realce à beleza do cenário proporcionado pela sua fachada.
A realização do evento ocorre com o apoio da comunidade do bairro e com recursos financeiros provenientes de incentivos públicos municipais e patrocinadores, que proporcionam um aperfeiçoamento da estrutura da peça ao longo destes 13 anos de apresentação, envolvendo aproximadamente 300 pessoas entre elenco e equipes de direção e com um público superior a 10 mil pessoas que durante as 2 horas do evento se emocionam com a história encenada pelos próprios moradores da região.
A peça que virou tradição na Regional do Bairro Novo tem por objetivo a evangelização através da arte, resgatando a religiosidade e despertando nas pessoas de todas as idades o prazer pelo teatro.